segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Unidade 4 - Aula 4

As tecnologias da informação e comunicação dinamizam, motivam e conduzem o aluno a novas descobertas. Elas vão além daquilo que é tradicional dentro da educação, pois elas veiculam conteúdos pedagógicos através de atraentes e coloridos desenhos, sons e animações de forma monofônica e monológica, o que chama a atenção dos educandos.
A internet é um espaço de colaboração, publicação e de pesquisa. É necessário desenvolver nos alunos as competências e habilidades exigidas para sua inclusão na sociedade dentro desse espaço. A internet é um meio para produzir, expressas e comunicar as próprias ideias. Através dela podemos interpretar e usufruir das produções culturais a favor da comunicação.
            Dentro da internet podemos usufruir do hipertexto, que é uma grande conexão entre palavras, páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, sequencias sonoras, documentos, entre outros. Também podemos usufruir da hipermídia, que é o resultado da soma do hipertexto e da multímidia.
            O currículo reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. O currículo escolar representa a caminhada que o aluno faz ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.  Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino, ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais. 
            O projeto em sala de aula evidencia a necessidade de criar uma nova cultura educacional utilizando tecnologias e mídias para potencializar a construção de redes de conhecimento e comunicação de projetos voltados para a compreensão e resolução de problemas da realidade. As tecnologias e mídias usadas no desenvolvimento de projetos  favorece uma nova visão educacional pois proporciona o reconhecimento da escola como um espaço privilegiado de integração social, ligada a outros espeaços de produção de conhecimentos.
            Considerando o tema em estudo Prática Pedagógica e Mídias Digitais proporciona muitas reflexões, pesquisar, diálogos e construções de conhecimentos, competências e habilidades. A mídia digital significa relativo à meio de comunicações acessado ou produzidos pelo contato com os dedos, para muitos de nós, educadores este conjunto de recurso relaciona a empresas de comunicações sociais distante da prática pedagógica de sala de aula, por que nos falta formação continuada e o qual exige alem do estudo disciplinado assumindo desafios, construir caminhos de construções de conhecimentos desenvolver competências e habilidades pessoais que nos tiram da rotina, conforme metáfora da vaquinha, e provoca mudança de concepção sobre quem ensina e quem aprende na escola e na vida. É um trabalho que pressupõem a pesquisa sempre e trabalho colaborativo e propositivo de ações que são executadas, avaliadas, replanejadas todo o momento de sua realização, no decorrer do processo o objetivo do projeto em construção qualifica pela ação dos participantes que reelaboram seus saberes pelas aprendizagens elaboradas no coletivo do trabalho cooperativo e solidário.
              Por meio deste curso consegui conhecer novas tecnologias a serem realizadas em sala de aula, o que vai facilitar tanto o aprendizado dos alunos quanto o conhecimento adquirido como professora, pois sou de uma geração onde não havia tantas tecnologias de informação, jamais poderia imaginar que a internet estaria tão próxima na sala de aula. 

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Reflexão:quais os valores que a mídia tem transmitido?

Na escola devemos orientar os alunos não somente nos conteúdos e sim fazer uma reflexão sobre as informações que lhes chegam e decidir sobre o que farão com elas,agindo de forma crítica e reflexiva.

Uso das mídias nas escolas

     "Muito além de simples novidades tecnológicas, os diversos meios de
comunicação1 que vêm sendo criados a partir do domínio técnico da eletricidade e das ondas eletromagnéticas atuam na produção e na disseminação de cultura, moral eideologia".As novas tecnologias tem trazido vários benéficios mas temos que saber usa-lo.
   
      "Hoje, escola, família, grupos sociais e meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores. Isso ressalta a importância de haver, dentro das escolas, das famílias e das demais instituições sociais, espaços de reflexão a respeito do papel político, cultural e econômico das mídias. As tecnologias de  informação e comunicação mudaram nossas vidas, e por isso cada vez mais pessoas têm
passado a se preocupar em mudar a vida das mídias".
A família  precisa  ter cuidado ao repassar aos filhos o que é mais importante   diante dos avanços da tecnologia.

Curso Proinfo

Por meio deste curso consegui conhecer novas tecnologias a serem realizadas em sala de aula, o que vai facilitar tanto o aprendizado dos alunos quanto o conhecimento adquirido como professora, pois sou de uma geração onde não havia tantas tecnologias de informação, jamais poderia imaginar que a internet estaria tão próxima na sala de aula.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Avaliação da Educação.

Capoeira.

Capoeira.

Raízes africanas 
A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas. 
No Brasil 
Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.

Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.

Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro. 


Fonte: http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Amizade

A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades.